O que é Klout e como calcular a sua influência?
O Klout analisa a influência que o usuário tem nas redes sociais. Para isso, a ferramenta calcula a interação das pessoas e não quantos seguidores ou amigos ela possui na Internet. O recurso, que serve tanto para internautas quanto para empresas, está presente no Facebook, Twitter, Instagram, Tumblr, FourSquare, Google+, LinkedIn, YouTube, entre outros.
Site Klout calcula a interação das pessoas nos sites de relacionamento (Foto: Reprodução)
Como medir a sua popularidade no Klout
O recurso, baseado em 25 critérios, considera a sua ação na web e, a partir disso, calcula a sua popularidade no Klout. Por exemplo, avalia se as suas publicações são interessantes, a rapidez com que alguém retuita uma mensagem sua e a influência que você exerce sobre os seus seguidores. Muitas vezes, basta ter na sua lista alguém importante para que você tenha uma pontuação alta. Mas, para que isso aconteça, é preciso que esta pessoa interaja com uma certa regularidade com você.
Klout para usuários
Dependendo da pontuação, o internauta pode ser classificado como True Reach (Alcance Real) e Amplification (Amplificação), por exemplo.
Klout mede a influência das pessoas nas redes
sociais (
Alcance Real: Quantidade de pessoas que o usuário influencia. Ou seja, a rapidez e regularidade que alguém responde ou compartilha uma publicação sua.
Amplificação: Mede o quanto você consegue influenciar as pessoas. O usuário tem a capacidade de amplificação quando os internautas interagem com as suas postagens.
Além disso, a ferramenta também caracteriza o usuário através do seu engajamento social e interação com as pessoas na rede. Existem diferentes tipos de categorias, entre eles estão o observer (observador), explorer (explorador) e o activist (ativista).
Observador: É aquele usuário que não participa ativamente, ou seja, não posta, comenta ou compartilha constantemente. Em outras palavras, é uma pessoa observadora que acumula impressões e conhecimentos.
Explorador: Pessoa que explora as redes sociais e, com isso, interage ao máximo, alcançando um engajamento na rede.
Ativista: Usuário que acredita na sua ideia e a compartilha na Internet para gerar uma mobilização. E também pode ser alguém que apoia uma causa social.
Klout para empresas
Red Bull foi a primeira empresa a ganhar uma página no Klout (Foto: Páginas empresariais Klout)
As companhias também podem utilizar a ferramenta para se aproximar e interagir com os consumidores. Assim, eles conseguem divulgar com mais eficiência o seu produto. A estreia deste recurso foi com a marca de energéticos Red Bull, na terça-feira (17). Uma novidade foi a opção de mostrar os usuários que mais falam sobre a companhia em uma lista com os tops 10 e 100.
Carolina RibeiroDa redação
http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/05/o-que-e-klout-e-como-calcular-sua-influencia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário