segunda-feira, 13 de maio de 2013

EUA e China concorrência na África

O recém-eleito EUA Secretário de Estado John Kerry afirmou em numa audiência, que um de seus objetivos é o de competir economicamente com a China na África.

clip_image001

O recém-eleito EUA Secretário de Estado John Kerry afirmou em numa audiência, que um de seus objetivos é o de competir economicamente com a China na África. Elizabeth Economy,  Diretor de Estudos da Ásia  no Conselho de Relações Exteriores acredita que este objetivo será difícil dada a enorme quantidade de recursos de comércio e investimento que a China se dedica atualmente a África. O envolvimento da China com a África tem crescido desde 2001, a China entrou no ano Organização Mundial do Comércio, e o país foi recentemente superou todas as outras para se tornar o maior parceiro comercial da África .

De acordo com o Escritório de Relatório Accountability na China e o envolvimento econômico dos EUA na África Subsaariana Governo dos EUA, "Algumas autoridades dos EUA e de outras partes interessadas ... questionaram se as atividades da China afetar os interesses dos EUA na região." Os EUA e China trazem diferentes abordagens e agendas para seu engajamento econômico com a África Sub-Sahariana (SSA) e isso pode ser visto em uma série de maneiras.

O relatório do GAO continua: 

"Metas dos EUA incluíram o fortalecimento das instituições democráticas, apoiando os direitos humanos, usando a ajuda ao desenvolvimento para melhorar a saúde e educação, e ajudar os países da África Subsaariana construir comércio global. O governo chinês, por outro lado, declara o objetivo de estreitar os laços com os países africanos, buscando o benefício mútuo para a China e Africano das Nações e seguindo uma política de não interferência nos assuntos internos dos países ".

O relatório também afirma que os EUA e a China, ambos tiveram grandes aumentos comerciais com SSA, na última década, os dois países estão recebendo, principalmente, as importações de petróleo do SSA, mas a China também importa uma grande quantidade de outros recursos naturais, com as exportações da China para a África ultrapassando os de os EUA Ele observa que a China não divulga muita informação sobre a ajuda externa ou empréstimos patrocinados pelo governo na região. Ele, no entanto, conclui que os EUA concentram-se em desenvolvimento e assistência humanitária à SSA, em 2010 mais de um quarto de sua ajuda econômica externa foi canalizado para a região.

Os EUA podem ter uma abordagem mais diversificada em relação à África em termos de seus objetivos declarados e influenciar nas esferas econômicas, política e social. Dito isto, se o registro de comércio é qualquer indicação, então a influência da China (no mínimo no domínio econômico) é muito além do que os EUA no momento presente.

Vai ser interessante ver o que a estratégia Kerry e o governo Obama buscando competir economicamente com a China na África. Em qualquer caso, a situação é um caso de dois governos grandes, poderosos e influentes buscam crescimento através da cooperação com os governos menores, mais frágeis. Neste sentido, este tipo de dinâmica não é uma grande partida a partir do registro histórico das potências estrangeiras na África. Como um estudante de Estudos Chineses estou animado para visitar Kampala, Uganda neste verão onde pretendo estudar as relações sino-africanas e Sino-Uganda em um esforço para aprimorar o meu entendimento destas questões complexas mais profundamente em campo.  

4/3/2013

Jeneil Bamberg estagiário no New York Center do Instituto EastWest.

Fonte Nextgen

Nenhum comentário:

Postar um comentário