quinta-feira, 9 de maio de 2013

Os caçadores da incrível Floresta Bantè – Benim

 

Bantè é uma cidade, distrito, e município em Benin ocidental. Localizado na antiga Província de Zou, que desde 1999 faz parte do Departamento de “Collines”. O município ocupa uma área de 2,695 quilômetros quadrados, em 2002 tinha uma população de 82.129 pessoas. A maioria da população é etnicamente Nagô, que são eles próprios descendentes dos Iorubas.

 

clip_image001Essas fotos bonitas são aqueles caçadores da floresta Bantè, imortalizado por Jean Dominique Burton. Foi produzido um livro com as fotos. Numa uma aventura com o nosso amigo fotógrafo e decidimos produzir, em colaboração com a Fundação Arthur George Forrest, este novo trabalho emocionante, um livro e uma exposição, que foi lançado em novembro de 2011.

 

 

 

clip_image003     clip_image005

clip_image009     clip_image011

No Século 14 autoridades Vila Bantè enviam emissários para o leste, nas margens do Níger inferior, procurando os Iorubas. Caçadores formidáveis, a reputação excede em muito as fronteiras da Nigéria atual. A Vila Bantè estava sendo devastada por um par de águias, predando os recém-nascidos e comendo. Um caçador de Nagô, um subgrupo da etnia Ioruba, que ajuda os moradores. As águias são mortas, uma tarefa que apenas um caçador excepcional poderia fazer. Herói Bantè, Obiti Kobagbe, é de uma aldeia na cidade sagrada de Ile-Ife, o berço da humanidade, segundo a lenda Ioruba. Em sinal de gratidão, a aldeia de Bantè tornou-o rei protetor, que se mudou para lá com sua família. Assim nasceu, segundo a tradição oral, a dinastia sagrada nagô Floresta “Bantè”.

 

Os Estados sobreviveram às instabilidades da história, tendo sido interrompida várias vezes. Agora é administrado pelo décimo Rei Ade-Fouiloutou Laourou. Seu isolamento clip_image007geográfico, no coração de Benin na Floresta “Bantè”, e forma o microcosmo cultural, Bantè mantém um património único e tradicional, as influências da Nigéria maravilhosamente preservada, Burkina Faso, Níger ou Mali.

 

image     image

Os Estados caçadores Nagô Banté. formam uma irmandade de caçadores, sob a autoridade do rei tradicional, Ade-Fouiloutou Laourou. O Reino Unido é composto por vinte e sete aldeias, cada comunidade com um Caçador Chefe. Além de uma atividade de caçada por comida, há um caráter solene na caçada. Ela começa com o louvor e é pontuada por canções. Louvor, respeito marca anterior do ato de caça são todos endereçados aos espíritos animais, com o qual os chefes caçadores dizem comunicar-se. Além de suas armas, eles apresentam um talismã e roupas próprias, reservada apenas para a atividade de caça. O talismã dá ao caçadores invisibilidade, daí a falta de camuflagem.

image     image

fonte: Fondation ZinsouFR / EN

fotos JEAN-DOMINIQUE BURTON

Continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário