domingo, 9 de junho de 2013

Festa do Imigrante– presença africana e latina em Sampa

 
18º FESTA DO IMIGRANTE – SÃO PAULO É COMO O MUNDO TODO
Em 2013  haverá a participação de um número ainda maior de comunidades das imigrações contemporâneas (como países da África e latinos), além daquelas que representam o grande fluxo migratório da virada do século XIX.

A 18ª Festa do Imigrante tem com principal objetivo valorizar e exteriorizar a cultura, tradições e saberes de todas as nacionalidades que compõem e constroem a cidade de São Paulo. Nessa edição, haverá a participação de um número ainda maior de comunidades das imigrações contemporâneas (como países da África e latinos), além daquelas que representam o grande fluxo migratório da virada do século XIX.

Em 2013, a tradicional Festa do Imigrante ganha mais um dia de celebração para acolher melhor os visitantes e contemplar mais apresentações artísticas e oficinas de artesanato e dança. O público que for ao evento poderá visitar a “Estação em Rede”, local que terá disponível terminais para consulta ao acervo digital do Museu da Imigração e ponto de coleta de depoimentos para o projeto “Cosmopaulistanos”.
Outro destaque da programação será o “Espaço Temperos do Mundo”, local onde os representantes de nacionalidades irão fazer receitas típicas de diversos lugares: Alemanha, Áustria, Bolívia, Brasil, Bulgária, Chile, Congo RDC, Coreia, Croácia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Inglaterra, Ilha da Madeira, Índia, Israel, Itália, Japão, Líbano, Lituânia, México, Moçambique, Peru, Polônia, Portugal, Rússia e Turquia, além de fornecer dicas de preparo.
Sucesso em 2012, a Tenda Faz e Conta volta nessa edição do evento com sessões de contação de histórias e lendas para as crianças. Outra atividade prevista é a “Sala de Conversa”, com discussões sobre as principais questões relacionadas à imigração na atualidade como: direitos humanos dos migrantes, refúgio e tradições culturais.
A Festa do Imigrante celebra há 17 anos as manifestações culturais, artísticas e gastronômicas de diversas nações que povoam o Estado de São Paulo. Além disso, tem papel fundamental no resgate da história dos mais de 2,5 milhões de imigrantes que passaram pela antiga Hospedaria dos Imigrantes desde final do século XIX.
Ao longo dos anos, o evento vem conseguindo unir o tradicionalismo da iniciativa com a crescente participação do público e das comunidades. Em 2012, mais de 12 mil pessoas prestigiaram as comidas típicas, músicas, danças, artesanatos, entre outras manifestações, de 34 países, organizados em 55 expositores.
Fonte Museu do Imigrante
Foto da sobre a presença boliviana Bolívia Cultural 









Nenhum comentário:

Postar um comentário