A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) apelou, para o governo do Mali para que leve a julgamento os soldados malianos responsáveis por «execuções extrajudiciais» e pelo «desaparecimento forçado» de civis tuaregues, árabes e de populações peul, suspeitos de ligação aos rebeldes islamitas no norte do país.
Human Rights Watch pede julgamento de soldados responsáveis por “execuções extrajudiciais”
A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) apelou, esta quinta-feira (21-02-2013), ao governo do Mali para que leve a julgamento os soldados malianos responsáveis por «execuções extrajudiciais» e pelo «desaparecimento forçado» de civis tuaregues, árabes e de populações peul, suspeitos de ligação aos rebeldes islamitas no norte do país.
Em comunicado, a HRW diz que as autoridades malianas «devem instaurar rapidamente um inquérito e levar a tribunal os soldados responsáveis pelas torturas, execuções sumárias e pelo desaparecimento forçado de alegados rebeldes islamitas e dos seus supostos colaboradores».
«Os parceiros internacionais do Mali devem apoiar os esforços , visando fazer pagar os autores [dos crimes] e proteger os civis para evitar abusos similares», acrescenta o documento.
21-02-2013 Do Jornal A Bola
Nenhum comentário:
Postar um comentário