sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Disputas étnicas no Sudão

SUDÃO: 5 DÉCADAS DE CONFLITOS ARMADOS E DISPUTAS ÉTNICAS

A globalização pode ter aproximado os povos, mas não eliminou as diferenças. O mundo ficou atônito com a iniciativa de um grupo de rebeldes do Sudão que utilizou o velho e desbotado recurso do seqüestro de avião de passageiros para chamar a atenção aos seus conflitos regionais. Mas pelo que estão lutando? Uns dizem que é pela liberdade, contra a opressão e o genocídio. Quem está no poder afirma que apenas está expulsando aqueles que não querem pertencer à Nação, de volta para seus países de origem. Muita gente morreu, muitos mais foram para o exílio. Não é fácil saber quem fala a verdade, mas vamos tentar mostrar esse quadro de forma um pouco mais nítida.

 

Em pleno agosto de 2008 o mundo ficou perplexo com uma atitude tão anacrônica quanto desorganizada. Rebeldes africanos do Sudão seqüestraram um avião de passageiros, tentaram desviar o vôo para o Egito, onde não tiveram pouso e refugiaram-se na Líbia.

Terroristas seqüestram avião e se proclamam rebeldes: líder do MLS nega envolvimento

Depois de liberarem os passageiros, mantiveram a tripulação como refém e se proclamaram membros do Movimento de Libertação do Sudão. O líder do MLS, Abdul Wahid Mohammed Nur, negou peremptoriamente qualquer relação com o ataque terrorista e com os seqüestradores. Mesmo assim, a atitude de seqüestrar uma aeronave civil, repleta de reféns, já não era vista há tanto tempo que chamou atenção, por seu anacronismo e pela absoluta falta de critérios na busca por uma solução pacífica para os conflitos em que os sudaneses se envolvem em seqüência há mais de 50 anos.

Grande, rico, perdulário e faminto Sudão

Ocupando o 147º IDH/ONU, país gasta mais de U$ 2 Milhões/dia em armas

O Sudão ocupa grande parte da bacia do alto Nilo, desde os contrafortes das Terras Altas da África Oriental até o Sahara. Seu território divide-se em duas regiões bem distintas: uma área desértica ao norte e uma área de savanas e florestas tropicais ao sul. Décimo maior país do planeta, que manifesta influências étnicas e culturais dos países vizinhos. Ao Norte, as populações são árabes e muçulmanas. No Sul, predominam africanos negros, alguns cristãos mas, na sua maioria, pagãos que conservam os dialetos tribais.

O Sudão é hoje o maior país da África, e está em guerra civil há 5 décadas. Praticamente todos os grupos étnicos e religiosos com algum poder participaram e contribuíram com esta guerra que dura toda sua história pós-colonial, começando em 1956.

Omar al-Bashir: condenado por Haia será mesmo vilão?

A política continua sendo dominada por desconfiança, interferência externa e animosidades inflamáveis. Há dúzias de grupos armados por todo o país, cada um com sua própria agenda política. O conflito entre o governo muçulmano e guerrilheiros não-muçulmanos, baseados no sul do território, revela as realidades culturais opostas da Nação. Estamos falando de uma república autoritária onde todo o poder está nas mãos do presidente Omar Hasan Ahmad al-Bashir; ele e o seu partido estão no poder desde o golpe militar de 30 de Junho de 1989.

Nos últimos tempos, um inimigo político atrás do outro vem fechando o cerco em volta dele. O resultado foi uma reordenação rápida e radical da nervosa política do Sudão, dirigida em parte pelo orgulho nacionalista, mas também por medos profundamente arraigados de que a nação venha a cair num caos no estilo Somália, se al-Bashir for retirado do comando.

Minawi: o único, entre os rebeldes, a assinar o Tratado de Paz

O presidente do Sudão (antigamente conhecido como Núbia), foi acusado de genocídio pelo promotor do Tribunal Penal Internacional e difamado em todo o mundo como um incorrigível assassino em massa decidido a massacrar seu próprio povo em Darfur. Mas, dentro do Sudão, seu poder parece, por ora, mais óbvio do que nunca.

Não se entendem nem entre eles

Além do MLS de Mohammed Nur, dois grupos rebeldes que se opõem ao governo se uniram, na

Ahmed Diraige, herdeiro de Darfur

tentativa de agregar simpatia internacional através da Frente de Redenção Nacional, liderado pelo ex-governador de Darfur, Ahmed Diraige, mesmo havendo diferenças étnicas e políticas entre eles.

Tentativas da União Africana – um bloco de países africanos – para encerrar o conflito resultaram em um tratado de paz, assinado em 2006. O governo do Sudão patrocinou o tratado, mas apenas uma facção– a do rebelde Minni Minawi – assinou o acordo.

Desde 2003 que a região de Darfur assiste ao extermínio da população negra, por parte da árabe, depois que um grupo rebelde começou a atacar alvos do governo, alegando que a região estava sendo negligenciada pelas autoridades sudanesas em Cartum. A guerra e prolongados períodos de seca já deixaram mais de 2 milhões de mortos. No esforço para "limpar" o oeste do país de "zurgas" - termo que pode ser traduzido como "crioulos"- o governo da Frente Islâmica Nacional já exterminou mais de 400 mil deles e expulsou 2 milhões de "prostitutas" -pelo código muçulmano mulheres que têm relações sexuais fora do matrimônio, mesmo que estupradas, são assim qüalificadas. As milícias racistas simpatizantes do governo de Cartum, conhecidas como Tarzan, adorariam continuar a matar e devastar, no entanto, os povoados negros já foram todos queimados, e todas as mulheres negras já foram estupradas.

Mohammed Nur não reconhece terroristas

Capacidade de renda tão alta quanto desigualdade social

No índice de desenvolvimento humano -IDH, instituído pela ONU para medir desigualdades, o Sudão ocupa 147º lugar no mundo.

Etnia nuba e seus rituais pagãos em desacordo com as leis muçulmanas

Apesar dos 40 milhões de habitantes(que podem ser 60, por falta de estatísticas confiáveis) a densidade demográfica ainda está longe da saturação, com média de 14 hab/km². As taxas de natalidade e de mortalidade são, respectivamente, de 34,53% e 8,97%. A esperança média de vida é de 59 anos.

A economia sudanesa baseia-se na agricultura, sobretudo na exploração de "cash crops" como algodão e óleo de gergelim, em conjunto responsáveis por 40% das receitas de exportação do país. A região sul do país assenta-se sobre considerável bacia de petróleo, com reservas estimadas de 250 milhões de barris e potencial de capacidade de produção diária de 150 mil barris. Desde 1999; a produção crescente de petróleo deu uma nova vida à indústria Sudanesa, fazendo com que o PIB subisse 6,1% em 2003.

O Sudão tem um solo ainda rico em gás natural, ouro, prata, cromo, amianto, manganês, gipsita, mica, zinco, ferro, chumbo, urânio, cobre, cobalto, granito, níquel e alumínio. Embora seja o maior país do continente africano, sua produção agrícola representa apenas 29% do PIB. Os principais produtos de exportação são algodão, combustíveis, óleos e ceras minerais; sementes e grãos; sucos vegetais; peles e a goma arábica.

Relações com o Brasil

O Brasil estabeleceu relações diplomáticas com o Sudão em outubro de 1968. A representação brasileira era feita cumulativamente pela Embaixada no Cairo, enquanto que o Sudão passou a dispor de Embaixada residente em Brasília em 2004, conforme decisão comunicada ao Brasil em novembro do ano anterior. O Embaixador Rahamtalla Mohamed Osman apresentou suas credenciais em abril de 2004. Neste momento o governo brasileiro já dispõe de sede oficial em Cartum.

O comércio entre os dois países ainda é incipiente, mas poderá desenvolver-se igualmente de modo progressivo. Dados preliminares apontam um forte aumento de 2003 para 2004, com as exportações brasileiras passando de sete a quarenta e oito milhões de dólares, enquanto as importações procedentes do Sudão subiram de 31 para 187 mil dólares. A pauta exportadora inclui obras de ferro e aço, caldeiras e aparelhos mecânicos, gorduras e óleos vegetais, fumo e veículos. As importações, bem mais restritas, compreendem peles (mais de 90% em 2004, segundo dados preliminares), gomas e extratos vegetais, bem como sementes e frutos oleaginosos.

por Marco Poli*

Embaixada em Cartum
Hélio Magalhães de Mendonça (Embaixador)
Endereço: Hilton Khartoum, suite 601, P.O. Box 1910 Khartoum - The Republic of Sudan
Telefones
Tel: (249 183)774100
Fax: (249 183) 775793
Cel: (249 9) 13391505

Embaixada do Sudão em Brasília
(República do Sudão) Data Nacional: 1º de janeiro
SE Sr. Rahamtalla Mohamed Osman

http://www.capitalgaucha.com.br/materias/Sudao_1set008.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário