sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O império Ashanti

O Ashanti (ou Asante ) Império (ou confederação ), também Asanteman (1701-1896) na  África Ocidental estado de Ashanti , formados pelo  povo Akan da região de Ashanti , em Gana.

Os Ashanti (ou Asante) são um sub-grupo do Akans , um poderoso povo militaristas e altamente disciplinado da África Ocidental que habitam uma área conhecida como 'Akanland'. Seu poder militar, que veio de estratégia eficaz e uma adaptação rápida das armas de fogo européias , criaram um império que se estendia do centro de Gana a de hoje  até Benin e Costa do Marfim , fazia fronteira ao norte com o Reino Dagomba e o Reino de Daomé para o leste.

 

 

Devido à capacidade militar do império, a hierarquia sofisticado, social, estratificação e da cultura, o império Ashanti foi um dos maiores entidades política da África Subsariana.

Os antigos ashantis migraram das imediações da região noroeste do Rio Níger após a queda do Império de Gana no século XIII. Evidência disto está nas cortes reais dos reis Akans, refletida pela dos reis Ashanti cujas procissões e cerimônias mostram resquícios de antigas ceremônias de Ghana. Etno linguistas têm comprovado a migração pelo uso das palavras e pelo padrão de fala ao longo da África Ocidental.

Por volta do século XIII DC, os ashantis e vários outros povos Akan migraram para o cinturão de floresta da Gana atual e estabeleceram pequenos estados na região montanhosa em volta da Kumasi atual. No auge do Império, os ashantis e o povo Akan em geral se enriqueceram como o comércio de ouro extraído do seu território. No início da história ashanti, este ouro foi negociado com os importantes impérios de Gana e Mali

Hoje, a monarquia Ashanti continua constitucionalmente protegida, um estado sub-nacional tradicional em Gana. O chefe atual é Otumfuo Osei Tutu II Asantehene .

Nenhum comentário:

Postar um comentário